Música
A música é uma das expressões mais originais e identificador do Paraguai. Ela apareceu como a criação de crioulo em meados do século XIX. A polca , que adotou o nome de um ritmo europeu, é o mais típico e tem versões ligeiramente diferentes no galope, a música paraguaia. Os dois primeiros são mais rápidos e alegre convencional polca e terceiro, um pouco lento e melancólico.Outras formas populares são o Jahe'o Purahéi e Composto, geralmente cantando histórias tristes, românticos ou épicas.
A polca geralmente contam com letras poéticas, mas peças instrumentais são emblemáticos da música paraguaia como Pássaro de Bell Felix Perez Cardozo.
O Guarania é a música paraguaia segundo melhor conhecido e foi criado pelo grande músico José Asunción Flores em 1925, com um ritmo mais lento do que admiravelmente expressa a melancolia dos paraguaios. Quando esta nova forma alcançado grande sucesso, o músico levou um pouco mais em sua inovação e criou a guarania sinfônica, exemplos são conhecidos peças e Mburicao Panambí vai ver. Suas composições eram mais ambiciosos poemas sinfônicos como a Nossa Senhora da Paz e Ñanderuvusú.
Música paraguaia depende fortemente de dois instrumentos: a guitarra ea harpa , cujo primeiro exemplares foram trazidos pelos conquistadores e encontrou uma carta de nacionalidade e estilo do país. Felix Perez Cardozo foi o artista que levou o paraguaio harpa seu significado internacional, com Garcia Worthy, Bordon Luis, e Leguizamón Lorenzo. Entre os melhores expoentes contemporâneos são Nicolasito Caballero, Cesar Cataldo e Ismael Ledesma, este último um grande inovador da música de harpa.
A guitarra encontrado um compositor talentoso e intérprete em Agustín Pío Barrios (também conhecido como "Mangoré"), descrito pelos críticos como o "Paganini do violão", que criou composições arte elevada como a Catedral , as abelhas e Danza Paraguaya .
Desde os anos 40, muitos músicos paraguaios e indiscutivelmente o melhor, sofreu o exílio ou autoexiliaron pela difícil situação do país era. Junto com o já mencionado José Asunción Flores e Barrios Agustin, pode ser mencionado Herminio Giménez, Carlos Alvarenga e Francisco Lara Bareiro.
Entre os músicos que permaneceram no país, criado Giménez Remberto Orquestra Sinfônica da Cidade de Assunção e Juan Carlos González Moreno la Zarzuela Paraguaya. Outros importantes autores posteriores são Florentín Jimenez, Luis Cañete, Nicholas Gonzalez e Luis Perez Szarán.
Entre os grandes compositores da música popular são Mauricio Cardozo Ocampo, Agustín Barboza, Herminio Jimenez, Demetrio Ortiz e requintista Efren Echeverria.
Desde os anos 70, a música paraguaia mostrou sinais de renovação e apareceu Fluxo Canção Nova e Oscar Nelson avançada Safuán. O Songbook Nova era criadores prolíficos como Maneco Galeano e Carlos Noguera, e os artistas de renome como o grupo eo Semeador Ñamandú grupo. Em outra linha experimental que combina diferentes linguagens musicais se inscrever músicos René Ayala e Rolando Chaparro. Em uma linha mais próxima do tradicional, mencionar a Juan Cancio Barreto requintista e Duo Vocal Dois, entre outros.
Desde a década de 80 ele mostra uma enxurrada de música clássica, com novos nomes que estão ganhando reconhecimento: Daniel Luzco, Saulo e Diego Sánchez Haase Gaona. A guitarra tem aprendido dois intérpretes nova técnica refinada: Berta Rojas e Luz Maria Bobadilla , foi criado como a Orquestra Sinfônica Nacional e várias orquestras de jovens. Um crescente movimento nacional do rock e do novo "Canção Social Urbano" fornecer seus próprios no rico panorama da música paraguaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário