segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Artes visuais

A pintura paraguaio mostrou seus primeiros sinais, nas últimas décadas do século XIX, o que corresponde a 70 pós-guerra. Dois artistas italianos, e Hector Guido Boggiani da Ponte introduziu técnicas acadêmicas em todo o país e formou um importante grupo de artistas paraguaios.
Essa primeira geração, cujo trabalho amadureceu e, no século XX, em uma linha de influências impressionistas, aperfeiçoou suas habilidades e competências na Europa e foi composto pelos pintores Paul Alborno, John A. Samudio, Jaime Delgado Bestard e Modesto Rodas. Ao mesmo tempo corresponder Andres Campos Cervera e Josefina Pla . Este último, espanhol de nascimento, veio para o Paraguai em 1926, unidos em casamento ao paraguaio Campos Cervera, que iria receber as primeiras lições e tornar-se o capital paraguaia figura da arte e da literatura e do trabalho cultural na sua conceito mais amplo.
Outros estrangeiros como o alemão Lobo Bandurek, com cerca de pinturas expressionismo, acrescentaram suas contribuições antes do 50, que marcou uma grande renovação na arte do Paraguai. Em 1950 chegou ao Brasil o maestro João Rossi , que trouxe os conceitos e técnicas da pintura contemporânea e lançou as bases para a criação da "Arte Nova" .
O grupo "Arte Nova" marcou uma ruptura com as formas de arte paraguaios acadêmicos, foi criada em 1954 e apresentou a Primeira Semana de Arte Moderna paraguaia. É composta por Josefina Pla, Lili de Monico, José e Olga Blinder Laterza Parodi. Para os mesmos anos juntou-se ao movimento artístico e Hermann Guggiari Edith Jiménez.
Os anos 60 e 70 viu um grande florescimento das artes no Paraguai, com o surgimento de artistas que foram capazes de expressar as características profundas da cultura paraguaia. Carlos Colombino, o artista paraguaio que tem alcançado maior reconhecimento internacional, especialmente em obras seus xilopinturas que parecem lamentar a tragédia do homem. Enquanto isso, outra figura importante apareceu naqueles anos, Ricardo Migliorisi pinta seu tempo como um grande carnaval irreverente. Ignacio Núñez Soler, Mabel e Laura Marquez Arcondo são outros grandes nomes no campo da pintura.
Em 1964, um outro grupo significativo aparece sob a forte inspiração de Laura Marquez: As Últimas Coisas , composto por Enrique Careaga, Yegros Angel, Antonio José Mayans e William Pratt Riquelme.
Alguns anos mais tarde, ele criou o grupo de O Aleph , que traz Marite Zaldivar, Carlo Spatuzza, Engelbert Jimenez, Fátima Martini, Marcos Benitez, Monica Gonzalez e outros artistas.
Linhas paraguaias de arte começam a dispersar em novas propostas como meios mistos e Krasniansky Bernardo Osvaldo Salerno, e experimentações de Michael Heyn, Lucy e Toranzos Felix Yegros. E a pintura continua a dar novos nomes como os praticantes de linha de ingênuo ou ingênua e Gayet Ysanne Genaro Morales e Enrique Collar expressionista.
Das artes visuais paraguaio chegar ao auge de técnicas combinadas e instalações. Em décadas recentes, destaca artistas como Ofélia Olmedo, Celso Figueredo, Medina Marcelo, Casarino Claudia, Bettina Brizuela, Hull Henry Espinola e Fredy. E parece que uma entidade que traz não apenas os artistas, mas também críticos de arte, galeristas e pessoas envolvidas nas artes em geral: Arte Popular , buscando afirmação e inserção da arte paraguaia no contexto global.

Arte folclórica

A arte popular é uma expressão do Guarani do Paraguai hispânica mistura cultural e tem sua origem nos antigos ofícios e oficinas de artesanato criados nas primeiras cidades da colônia. Isso mostra a fusão recife maravilhosa de heranças culturais e técnicas dos dois representando.
Principais inovações introduzidas pela nova arte popular é a utilização do forno de cerâmica e do tear para tecer, bem como a utilização de couro e metal ofício de novas maneiras.
No campo de têxteis , móveis indígena antiga geométrico para novas artesanato de lã, como San Miguel e algodão Guairá. O Typói , velhos de vestuário típicas paraguaias, representa não só a introdução do tear para fazer pano chamado Ao po'i , mas bordado, aprendeu nas oficinas da colônia. O Ñandutí , spiderweb rendas finas em forma feitas em lugares como Itauguá e Paraguari, começou como uma adaptação local de rendas Tenerife, Ilhas Canárias.
Ate Ñandutí
As cestas , feitas especialmente em cidades como Luque e impecáveis, foi igualmente inovadora no uso de novas cores e desenhos, enquanto se mudou alguns de seus velhos padrões para novos objetos, tais como telas, tecidos modo mbyá.
cerâmica alcançado grande desenvolvimento em algumas aldeias, como Ita e Tobati, antigos assentos indígenas. E, assim como outras expressões artesanais, introduziu novas técnicas e formas, como berços, cujo original modelos foram trazidos por missionários cristãos, mas conseguiu projetos originais no Paraguai. O ex- Na'e e outras embarcações levou alças espanhóis modelos e formas diversificadas de cerâmica em uma variedade de objetos e figuras antropomórficas Itá eróticos e sugestivas formas zoomórficas de animais diversos.
No campo de esculturas em madeira , missionários coloniais introduziu ofícios religiosos, escultura promover vários santos e objetos de culto. A escultura de santos como São Filho, St. Jude, e La Muerte San é generalizada, enquanto as máscaras antigas indígenas foram transplantadas para o culto do "Kamba Ra'anga" (Figura do Rei Negro), em cada 06 de janeiro em Tobatí.
artesanato de prata , que vão desde jóias finas de objetos religiosos, encontrou seu lugar em Luque, desenvolvimento e, por sua vez adotou diretrizes espanholas. Em uma escala menor artesanato cultivado em ouro e pedras como coral. E no campo de metais, também apareceram nos ofícios de ferro , com treliças de construção admiráveis ​​e outras formas, a forma de utilização de Espanha.
Finalmente, artesanato de couro , também começou durante o período colonial é expressa em uma grande variedade de objetos que vão desde hardware para montar, para móveis, baús e malas que parecem os arabescos estampados bonitas como as feitas em Carapeguá e em outro lugar.
Uma amostra da arte popular mais requintado maravilhoso pode ser visto no Museo del Barro, sob a Visual Arts Center, na capital paraguaia. E aqueles que querem adquirir objetos desse tipo, têm à sua disposição um grande número de lojas especializadas em grandes cidades.

Música

A música é uma das expressões mais originais e identificador do Paraguai. Ela apareceu como a criação de crioulo em meados do século XIX. A polca , que adotou o nome de um ritmo europeu, é o mais típico e tem versões ligeiramente diferentes no galope, a música paraguaia. Os dois primeiros são mais rápidos e alegre convencional polca e terceiro, um pouco lento e melancólico.Outras formas populares são o Jahe'o Purahéi e Composto, geralmente cantando histórias tristes, românticos ou épicas.
A polca geralmente contam com letras poéticas, mas peças instrumentais são emblemáticos da música paraguaia como Pássaro de Bell Felix Perez Cardozo.
Harpa Paraguaia
Guarania é a música paraguaia segundo melhor conhecido e foi criado pelo grande músico José Asunción Flores em 1925, com um ritmo mais lento do que admiravelmente expressa a melancolia dos paraguaios. Quando esta nova forma alcançado grande sucesso, o músico levou um pouco mais em sua inovação e criou a guarania sinfônica, exemplos são conhecidos peças e Mburicao Panambí vai ver. Suas composições eram mais ambiciosos poemas sinfônicos como a Nossa Senhora da Paz e Ñanderuvusú.
Música paraguaia depende fortemente de dois instrumentos: a guitarra ea harpa , cujo primeiro exemplares foram trazidos pelos conquistadores e encontrou uma carta de nacionalidade e estilo do país. Felix Perez Cardozo foi o artista que levou o paraguaio harpa seu significado internacional, com Garcia Worthy, Bordon Luis, e Leguizamón Lorenzo. Entre os melhores expoentes contemporâneos são Nicolasito Caballero, Cesar Cataldo e Ismael Ledesma, este último um grande inovador da música de harpa. 
A guitarra encontrado um compositor talentoso e intérprete em Agustín Pío Barrios (também conhecido como "Mangoré"), descrito pelos críticos como o "Paganini do violão", que criou composições arte elevada como a Catedral , as abelhas e Danza Paraguaya .
Desde os anos 40, muitos músicos paraguaios e indiscutivelmente o melhor, sofreu o exílio ou autoexiliaron pela difícil situação do país era. Junto com o já mencionado José Asunción Flores e Barrios Agustin, pode ser mencionado Herminio Giménez, Carlos Alvarenga e Francisco Lara Bareiro.
Entre os músicos que permaneceram no país, criado Giménez Remberto Orquestra Sinfônica da Cidade de Assunção e Juan Carlos González Moreno la Zarzuela Paraguaya. Outros importantes autores posteriores são Florentín Jimenez, Luis Cañete, Nicholas Gonzalez e Luis Perez Szarán.
Entre os grandes compositores da música popular são Mauricio Cardozo Ocampo, Agustín Barboza, Herminio Jimenez, Demetrio Ortiz e requintista Efren Echeverria.
Desde os anos 70, a música paraguaia mostrou sinais de renovação e apareceu Fluxo Canção Nova e Oscar Nelson avançada Safuán. O Songbook Nova era criadores prolíficos como Maneco Galeano e Carlos Noguera, e os artistas de renome como o grupo eo Semeador Ñamandú grupo. Em outra linha experimental que combina diferentes linguagens musicais se inscrever músicos René Ayala e Rolando Chaparro. Em uma linha mais próxima do tradicional, mencionar a Juan Cancio Barreto requintista e Duo Vocal Dois, entre outros.
Desde a década de 80 ele mostra uma enxurrada de música clássica, com novos nomes que estão ganhando reconhecimento: Daniel Luzco, Saulo e Diego Sánchez Haase Gaona. A guitarra tem aprendido dois intérpretes nova técnica refinada: Berta Rojas e Luz Maria Bobadilla , foi criado como a Orquestra Sinfônica Nacional e várias orquestras de jovens. Um crescente movimento nacional do rock e do novo "Canção Social Urbano" fornecer seus próprios no rico panorama da música paraguaia.

Historia

História do Paraguai
Os índios do Paraguai eram compostos de diferentes tribos, conhecidas sob o nome de Guarani, quando por volta de 1515, Díaz de Solís descobriu a região, seguido em 1525 pelo Português Diego Garcia. Alguns anos mais tarde, o navegador italiano Sebastião Caboto, em seguida, a serviço da Espanha, explorado em parte das vias mais importantes do país. Em 1537, os aventureiros espanhóis em busca de ouro estabeleceu um forte, chamada de Nossa Senhora da Assunção, em Rio Paraguai, essa foi a origem da cidade de Assunção. O Paraguai colonial e no território de Argentina hoje foram governado conjuntamente até 1620, antes de se tornar unidades separadas do Vice-Reino do Peru.século XVI tarde, os jesuítas trabalharam na criação de um grande número de missões chamadas de reduções, habitado por índios convertidos por missionários e formando pequenas comunidades independentes do nível económico e político, preservando a identidade cultural dos Guarani. Armado com uma liberdade quase completa a respeito locais autoridades civis e eclesiásticas, os jesuítas tornaram-se mais importante do que o poder da colônia. Em 1750, pelo Tratado de Madri, o rei Fernando VI de Espanha deu-se sete reduções do Paraguai Portugal, em troca da colônia de Sacramento (atual Uruguai), os jesuítas decidiu então apoiar o Guarani em sua revolta contra esta transferência. E em 1767, os missionários foram expulsos. Em 1776, a Espanha criou o vice-reinado do Rio de la Plata, que incluiu Argentina , Paraguai, Uruguai e Bolívia hoje. Seguindo o exemplo da Argentina, Paraguai proclamou sua vez independência em 14 de maio de 1811, ratificada pelo Congresso dois anos depois. O país, então sabia que uma sucessão de regimes. Em 1865, Lopez lançou o país em uma guerra contra a Argentina , Brasil e Uruguai : foi a guerra com o Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), que levou à ruína do país, dizimaram a população masculina e levou à sua ocupação pelo exército brasileiro até 1876. Além disso, o Paraguai teve de ceder a região de Misiones e território a norte do Rio Apa para o Brasil, e parte do Chaco, na Argentina. partir de 1912, seguido períodos de estabilidade política e tumultos. A fronteira com a Bolívia na região do Chaco, gerou inúmeros conflitos, principalmente por causa da presença de óleo. Então, em 1928, a Guerra do Chaco eclodiu, seguido pela invasão da região pela Bolívia. Depois do armistício de 1935, o Paraguai recebeu cerca de três quartos da região disputada, pelo Tratado de 1938. Desde então, o governo paraguaio foi orientado para reformas mais profundas econômicas e sociais. desde 1940, o país experimentou um novo alternância entre os liberais (vermelho) e os conservadores (azul), através de ditaduras e juntas militares. O poder passou para as mãos do general Higinio Morínigo, de 1940 a 1948, por Federico Chaves, de 1949 a 1954 e do general Alfredo Stroessner, apoiado pelo Partido Colorado, de 1954 a 1988. Durante os anos 70 e início '80, Paraguai experimentou um período marcado pela crise econômica eo aumento do desemprego. Stroessner foi derrubado do poder em um golpe de Estado em fevereiro de 1989, liderado pelo general Andrés Rodríguez, apoiado pelo Partido Colorado. Sua política de governo voltada para muitas reformas, tanto no domínio econômico, do lado de privatização, eo político, orientando o país para a democratização (ratificação da nova Constituição em 1992). Na política externa, o Paraguai aderiu ao Tratado do Mercosul, em Março de 1992. Em maio de 1993, Juan Carlos Wasmosy tornou-se presidente com a maioria dos votos, foi o primeiro presidente eleito democraticamente.

Gastronomia


Culinária paraguaia, como todas as expressões culturais, tem uma forte raiz indígena, embora os hábitos alimentares dos paraguaios totalmente aberto da colônia, as receitas provenientes da Europa primeiro, e de todos os países mundo nos tempos modernos.
As bases da gastronomia paraguaia concentrar especialmente em dois alimentos raiz indígenas: mandioca ou de mandioca (raiz tubérculo generoso) e milho (cereal americano por excelência), dos quais diversas variedades são conhecidas, e chama os diferentes usos na alimentação.
Mandioca processamento dá origem a Farina typyraty, e amido, três produtos diferentes, utilizado em vários pratos. A presença de mandioca nas faixas da tabela do paraguaio apresentação diária de raízes cozidas em sal para acompanhar os pratos, para o requintadochipá pão típico feito com fécula de mandioca, leite, queijo e ovos, que é o centro de alguns feriados como a Páscoa.
Além disso, o milho é submetida a diferentes tratamentos, a partir do milho usado no concurso delicioso chipá Guasu até fubá usado em pratos tão diversos como a única sopa paraguaia-sopa conhecida sólido ou bori bori , caldo grosso em que bolas de milho são lançados queijo.
Sopa paraguaia
Outros elementos básicos da cozinha são paraguaios mais antigas batata-doce, feijão, abóbora, amendoim e coco, bem como animais de aves e selvagem . A estes acrescentam nos tempos modernos, de tal forma que se tornou necessário, a carne , a rainha absoluta de assados ​​domingo, em menor grau, frango, porco e peixe, e menos ainda, o de certos animais, como ovelhas.
Comidas típicas paraguaias cobrir uma amostra ampla em que vivem alguns velhos favoritos como mbeyú , deliciosa tortilla de fécula de mandioca, guarnecido com queijo, eo pote de origem espanhola clara. Da longa lista de nomes, podemos extrair jopara o reviro , o locro , a Quesu Arro (arroz com queijo modo paraguaio), o lambreado , o bolo mandi'o , o lenço Payaguá , aervilha (torresmo), o modo 'ou yosopy (Soyo), o avá caldo e totalmente paraguayizado koyguá bife , bife suculento, suculento acompanhado de cebolas e ovos fritos. O Paraguai Quesu , queijo artesanal feito de modo paraguaio camponeses, dá um toque especial para muitas dessas receitas.
Tatakua - Forno Tijolo
Entre as sobremesas podem ser mencionados kaguyjy (mingau), o kivevé , feito com polenta doce e fubá Andai, o koserevá , preparado com citrinos doce como Apepu, o tijolo ka'i , amendoim doce apresentou em pequenos blocos lembra tijolo de doce de mamão, e Arro Kamby , versão local do pudim de arroz da Europa.
Finalmente, não se pode esquecer o mate ritual de infusão, e infalível que abre todos os dias da paraguaios, com os seus poderes estimulantes vindo do navio cabaça ou de pau-rosa, que está no elenco da erva-mate ( YleX paraguayensis ), então água quente é despejada através de uma lâmpada. O sabor e os benefícios de erva-mate pode ser enriquecido com ervas diversas.
Variantes do companheiro são companheiro , tomada em um copo e misturado com o leite, e tereré , tomado frio, e é uma ótima bebida refrescante para verões longos, quentes paraguaios.
Erva-mate - YleX paraguayensis
Comidas típicas paraguaias, que até recentemente era quase exclusivamente desgustaban famílias-os restaurantes oferecidos apenas alguns pratos como a sopa paraguaia e-Guasu chipá nos últimos anos inspirou a abertura de instalações especializadas, onde você pode desfrutar de uma almoço ou jantar paraguaio do aperitivo à sobremesa, em quartos decorados de acordo com o melhor artesanato do país.