sábado, 10 de novembro de 2012


Uma cidade ameaçada pelas águas da represa de Yacyretá. Esta é Encarnación, a “Pérola do Sul”, fundada em 1632 por San Roque González de Santa Cruz, padre jesuíta que desbravou a bacia dos rios Paraná e Uruguai, em busca de índios para catequizar.
Paraguai
Com aproximadamente 70 mil habitantes, Encarnación é a terceira maior cidade do Paraguai, tendo sua economia baseada no comércio fronteiriço (com a Argentina) e na rentável agricultura desenvolvida nas terras ao seu redor.
Parte de sua área urbana, às margens do rio Paraná, cedeu lugar ao lago artificial da usina binacional de Yacyretá, cujo nível deve subir ainda mais nos próximos meses, tão logo estejam concluídas as obras dos diques de contenção.
Ao mesmo tempo em que perde seu sítio histórico, Encarnación ganha um novo centro urbano, na chamada “Cidade Alta”, nos arredores da Plaza de Armas. Na “Cidade Baixa”, concentra-se o comércio de bugigangas e importados, a preços ligeiramente mais altos que os de Ciudad del Este.
Um dos atrativos da Plaza de Armas é a Igreja Ucraniana (foto), com suas cúpulas douradas refletindo a presença de imigrantes eslavos, praticantes da religião ortodoxa. A Feira Municipal, antes localizada na “Cidade Baixa”, foi transferida para terras mais altas.

Carnaval

Se você pensa que folia e samba no pé são exclusividades do Brasil, que tal visitar Encarnación em fevereiro, no feriado de carnaval? Todos os anos, a cidade abriga o maior carnaval de rua do Paraguai, com desfile de blocos, passistas e fantasias de fazer inveja ao carnaval brasileiro.
Nessa época, Encarnación chega a receber 40 mil foliões, que lotam as arquibancadas do Sambódromo da Av. Gaspar Rodríguez de Francia e movimentam a economia. Mas, atenção: se quiser conhecer este legítimo carnaval paraguaio, reserve seu hotel com bastante antecedência.

Ruínas Jesuíticas

Ruínas Jesuíticas
Nos arredores de Encarnación, encontram-se alguns dos maiores tesouros arquitetônicos da América do Sul. As ruínas das Missões Jesuíticas, fundadas pelos europeus nos séculos XVII e XVIII para catequizar os índios guaranis, receberam da UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
No lado argentino, a 63 km de Posadas, estão as famosas ruínas de San Ignácio Mini, uma das mais visitadas do roteiro missioneiro. Do lado paraguaio, igualmente espetaculares são as ruínas dos povoados de Jesus (39 km de Encarnación) e Trinidad (28 km de Encarnación).

Hospedagem e Transporte

Apesar de possuir bons hotéis, o parque hoteleiro de Encarnación é modesto, se comparado às opções existentes do outro lado do rio, em Posadas. Para obter a relação completa de hotéis e agências, consulte o site da Secretaria Nacional de Turismo.
Paraguai
De carro, chega-se a Encarnación pelas rodovias nº 1 (Asunción), nº 8 (Coronel Oviedo) e nº 6 (Ciudad del Este, 340 km), bem como pela Ponte Internacional Beato Roque González de Santa Cruz, na divisa com Posadas (Argentina).
Partindo de Ciudad del Este e Asunción, há pelo menos 15 ônibus diários. A rodoviária de Encarnación fica na esquina das ruas Mariscal Estigarribia e Memmel. Ônibus e balsas fazem a travessia entre Paraguai e Argentina.
Para circular nos arredores da cidade e visitar as ruínas jesuíticas, o ideal é alugar um carro ou contratar os serviços de uma agência de turismo, embora seja possível usar o transporte coletivo para ir às ruínas de Jesus e Trinidad.

Fonte: sopabrasiguaia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário